top of page

Abertas inscrições para formação com foco em organizações de lideranças negras



ree

O Instituto Novo Viver, o Conectando Mulheres e o Ministério da Igualdade Racial, em parceria com o Instituto Conexão Perifa, abriu inscrições gratuitas para organizações do Espírito Santo que queiram participar do CaptaPreta – Incidência que Transforma, uma formação em captação de recursos, regularização jurídica e sustentabilidade institucional, buscando fortalecer a autonomia financeira e política das iniciativas negras capixabas. A iniciativa conta com apoio da Secretaria Estadual de Mulheres, Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).


As inscrições podem ser feitas até 20 de dezembro, no link. Ao todo, serão selecionadas 20 organizações que atuem em territórios periféricos e tenham protagonismo de mulheres negras, inclusive, mulheres negras LGBTs, de religiões de matriz africana, que vivem com HIV, com deficiência e em situação de rua. Cada organização poderá indicar até três participantes. As 10 organizações que mais se destacarem ganharão um notebook cada uma.



SIGA NOSSO INSTAGRAM @VILAVELHAEMDIA

Participe de nossa comunidade de notícias e promoções no WhatsApp.


Anuncie conosco, valorize o jornalismo regional! Alcance de 1,5 milhão de leitores e

mais de 5 milhões de visualizações.



A iniciativa busca enfrentar um dos principais entraves à sustentabilidade das organizações negras capixabas, que é a dificuldade de acesso a recursos financeiros e instrumentos de captação. Isso limita a continuidade e efetividade das ações, já que muitas dessas organizações nascem da realidade das periferias e comunidades negras, com forte engajamento social, mas operam à margem das estruturas formais de financiamento público e privado, seja por falta de formação técnica ou pela ausência de políticas de fomento com recorte racial estruturado.

 

O projeto propõe um curso de formação em captação de recursos voltado exclusivamente para organizações e lideranças negras capixabas, fortalecendo a autonomia dessas iniciativas e possibilitando que disputem editais, parcerias e convênios com maior equidade. Trata-se de uma ação de empoderamento institucional, que contribui diretamente para a ampliação da presença negra nos espaços decisórios e na execução de políticas públicas com base territorial e racial.




Para se inscrever é preciso que a organização atue em território capixaba; tenha histórico de atuação social nas temáticas de igualdade racial, gênero, cultura negra e direitos humanos; ao menos seis meses de atuação comprovada e liderança ou coordenação composta por pessoas negras. Cada um dos três participantes indicados pelas organizações deve cumprir, no mínimo, 80% da carga horária do curso.

 

“Este projeto é fundamental porque rompe uma barreira histórica que impede organizações negras de acessarem os recursos e as ferramentas necessárias para se manterem ativas. Quando oferecemos formação, autonomia e condições reais de disputa, garantimos que nossas lideranças deixem de sobreviver à margem e passem a ocupar os espaços de decisão. É sobre fortalecer territórios, ampliar vozes e assegurar que iniciativas negras tenham continuidade, impacto e poder de transformação.”, diz Crislayne Zeferina, do Conexão Perifa, organização de base comunitária, negra, periférica e com atuação na promoção de direitos humanos e da equidade racial, localizada no Território do Bem, em Vitória.





As 20 organizações selecionadas serão divulgadas no dia 31 de dezembro. O curso começa no dia 20 de janeiro e terá duração de seis meses, com encontros presenciais e online. Está estruturado nos seguintes eixos: aspectos Jurídicos e Regulatórios: estudo sobre estatuto, regimento, atas e regularização jurídica de instituições do terceiro setor; emendas parlamentares: capacitação sobre acesso e gestão de emendas estaduais, federais e do Senado; gerenciamento de projetos: planejamento, execução e monitoramento de projetos sociais; captação de recursos: estratégias de mobilização de recursos financeiros e parcerias institucionais; marco regulatório das OSCs: estudo aprofundado sobre o MROSC e suas aplicações práticas.





Comentários


bottom of page