Academia Espírito-santense de Letras celebra 104 anos com festa, fórum literário e homenagens
- Redação
- há 46 minutos
- 3 min de leitura

A Academia Espírito-santense de Letras (AEL) comemora os seus 104 anos de fundação com diversas atividades literárias neste mês de setembro. No dia 09, a instituição realizará o 1º Fórum das Academias de Letras do Espírito Santo, com programação à tarde, das 13h às 16h, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, e à noite, das 18h30 às 21h30, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, na Cidade Alta, no Centro de Vitória.
Durante o evento, será assinada a Carta de Vitória, com a presença de Dr. Carlos Nejar, representante da Academia Brasileira de Letras e da Academia Espírito-santense de Letras, juntamente com os lançamentos das obras “Escritos de literatura e de história do Espírito Santo”, de Francisco Aurelio Ribeiro, e “Invenção do tempo: a poética de Carlos Nejar”, de Oscar Gama Filho.
No dia 11 de setembro, das 18h30 às 21h, o Palácio da Cultura Sônia Cabral receberá a festa de comemoração dos 104 anos da instituição, com entrada gratuita. A programação reunirá solenidade, apresentação da Orquestra de Violões da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), Sarau Poético do Coletivo de Escritores “Diversidade Literária”, homenagens e entrega de placas comemorativas.
Concurso literário
As comemorações dos 104 anos da AEL incluem outras ações, como o concurso literário “Eu li um Autor Capixaba”, instituído com o objetivo de reconhecer e premiar estudantes leitores de livros de autores do Espírito Santo.
O concurso é destinado a alunos do ensino fundamental e médio de qualquer escola pública ou privada do Estado e premiará os vencedores com certificados, medalhas, revistas e livros.
A premiação do concurso literário “Eu li um Autor Capixaba” será no dia 09 de outubro, às 18h30, na Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim, no Centro de Vitória.
SIGA NOSSO INSTAGRAM @VILAVELHAEMDIA
Participe de nossa comunidade de notícias e promoções no WhatsApp.
Anuncie conosco, valorize o jornalismo regional! Alcance de 1,5 milhão de leitores e
mais de 5 milhões de visualizações.
AEL: uma história centenária
Situada na Praça João Clímaco, 54, Centro, Vitória, Espírito Santo, a Academia Espírito-santense de Letras foi criada em 4 de setembro de 1921. Nela se congrega, desde a sua fundação, a representação da intelectualidade do Estado do Espírito Santo, incluindo escritores, poetas, juristas, professores, magistrados, cientistas, jornalistas e autores de gêneros literários diversos, com contribuição indelével para o fortalecimento do patrimônio cultural e o registro da memória do nosso Estado.
Trata-se de instituição literária com papel fundamental na pesquisa do manancial cultural e histórico do Espírito Santo, bem como na difusão dos autores capixabas, formação de novos leitores e escritores e promoção do acesso à literatura e aos mais diversos setores da sociedade espírito-santense.
1º FÓRUM DAS ACADEMIAS DE LETRAS DO ESPÍRITO SANTO
Data: 9 de setembro
Horário: das 13h às 16h
Local: Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Avenida Américo Buaiz, 205, Enseada do Suá, Vitória
Programação:
13h - Acolhimento na Comissão de Turismo
14h - Sessão Ordinária no Plenário
16h - Coquetel
Horário: 18h30 às 21h30
Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral, Praça João Clímaco, Cidade Alta, Centro, Vitória
1- Formação da mesa com Dr. Carlos Nejar, representante da Academia Brasileira de Letras (ABL) e da Academia Espírito-santense de Letras (AEL), Dr Francisco Aurélio Ribeiro, presidente de honra da AEL e Dra. Ester Abreu Vieira de Oliveira, presidente da AEL
2 - Hino Nacional e do Espírito Santo
3 - Palestra do Professor Dr. Francisco Aurélio Ribeiro: “A origem e a fundação das Academias de Letras”
4 - Palavra dos (das) presidentes das Academias presentes (3 a 5m)
5 - Palavra da presidente da AEL
6 - Carta de Vitória sobre a Cultura
7- Apresentação Musical: Luciano Máximo – Presidente da Academia de Letras de Linhares e Acadêmico Correspondente da AEL
8 – Lançamento dos livros “Escritos de Literatura e de História do Espírito Santo”, de Francisco Aurélio Ribeiro; e “Invenção do Tempo: A Poética de Carlos Nejar”, de Oscar Gama Filho
9 - Exposição de livros
Cerimonialista: Dra. Margarethe Gonçalvez Perdezini
FESTA DOS 104 ANOS DA ACADEMIA ESPÍRITO-SANTENSE DE LETRAS
Data: 11 de setembro
Horário: 18h30 às 21h30
Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral, Praça João Clímaco, Cidade Alta, Centro, Vitória
Entrada: gratuita
Programação:
1 - Abertura com formação de mesa
2 - Execução do Hino Nacional e do Espírito Santo
3 - Palavra da Presidente da AEL, Ester Abreu Vieira de Oliveira
4 - Apresentação musical: Orquestra de Violões da Fames
5 - Homenagens a Neida Lucia Morais, “a decana da AEL”; fala do presidente de honra professor Francisco Aurélio Ribeiro e entrega da placa comemorativa
6 - Entrega do Título de Amigo da Academia Espírito-santense de Letras
7 - Palavras das autoridades
8 – Sarau Poético do Coletivo de Escritores “Diversidade Literária” – organização de Advanir Rosa
9 - Encerramento
Cerimonialista: Dr. Anaximandro Amorim, membro da AEL