top of page

Aluna vence 260 mil estudantes e leva 1° lugar na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética



A aluna Ana Luiza Lopes Santana, do Sesi Araçás, em Vila Velha, foi a grande vencedora da edição 2024 da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). Promovida pela EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, com o apoio da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a competição contou com a participação de mais de 260 mil estudantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.


continua após publicidade


Ao todo, 7,8 mil estudantes do Espírito Santo participaram, sendo 283 premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. Entre eles, Ana Luiza se destacou ao conquistar o primeiro lugar.


A olimpíada, realizada entre os dias 7 e 12 de outubro, envolveu desafios e provas sobre eficiência energética e contou com a participação de 48 concessionárias de energia do Brasil.



Além das medalhas, os melhores alunos de cada estado receberão notebooks e serão homenageados em uma cerimônia no dia 27 de novembro, no SESI Lab, em Brasília. Medalhistas de ouro, prata e bronze também avançarão automaticamente para a segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2025.


O diretor da EDP no Espírito Santo, Edson Barbosa, ressaltou o impacto da iniciativa.


“A ONEE reafirma nosso compromisso em educar sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica, promovendo impactos positivos nas comunidades em que atuamos”, afirmou.



Ana Luiza, de 15 anos, compartilhou sua experiência.


“Quando a professora falou da competição, me interessei de imediato. Estudei bastante e aprendi muito sobre eficiência energética. Agora, aplico essas lições no dia a dia, como prestar atenção ao selo de eficiência energética e adotar pequenas atitudes que fazem a diferença. Foi um dos melhores momentos da minha vida. Estou ansiosa para a cerimônia em Brasília.”

Ana Luiza planeja cursar Medicina, com o sonho de se tornar pediatra, mas destacou o quanto a experiência na ONEE foi enriquecedora.


A edição de 2024 foi organizada pela EDP em parceria com o Instituto Abradee e viabilizada por recursos do Programa de Eficiência Energética da ANEEL.




留言


bottom of page