Ato na Barra do Jucu em memória dos 30 anos da morte de Paulo César Vinha
- Redação
- 25 de abr. de 2023
- 1 min de leitura
Em memória aos 30 anos do assassinato do ambientalista Paulo César Vinha, que lutava contra o extrativismo ilegal de areia e na preservação da democracia, entidades irão realizar um ato no próximo sábado, 29 de abril, a partir das 15 horas na Praça da igreja na Barra do Jucu.
O ato está sendo organizado pelo @cdbem_ , Comitê Popular de Luta.e o Museu Vivo Barra do Jucu.
"Essas questões nos fazem #refletir todas as pessoas ávidas a participarem de #AtosDemocráticos e de #Direito para recolocar o Brasil nos trilhos humanos e socialmente benéfico para a maioria independente de partidos, cor da pele crenças e preferências gerais. Temos que recuperar o Brasil da barbárie a que foi lançado" destacam os organizadores.
Diversas atrações culturais estão programadas: banda de congo mestre Alcides, Grupo Vovozes, Carlos Papel, Tobi Gil, Raquel Passos, Gnoses Yôga dente outras.

Paulo César Vinha
Foi um biólogo e militante ambientalista, assassinado em 28 de abril de 1993 no Parque de Setiba (hoje denominado Parque Estadual Paulo César Vinha).
O ambientalista lutava contra a retirada de areia pertinente a uma área de restinga.
Paulo liderava uma campanha de preservação das áreas de restinga, o que ia de encontro aos interesses de empresários extrativistas que atuavam na região.
Os autores do crime foram os irmãos Ailton Barbosa Queiroz, o autor dos disparos, e José Barbosa Queiroz. Ambos foram condenados pelo assassinato em segundo julgamento.
Depois de sua morte, foi homenageado com seu nome no Parque Estadual Paulo César Vinha.
@cdbem_
@comitepopulardar5 e
@museuvivodabarradojucu
Paulo Vinha presente!