top of page

Capixabinha FM abre vagas para crianças e adolescentes participarem de podcast sobre o ES


Capixabinha FM vai ouvi-los para trazer reflexões sobre história e cultura do estado a partir de diversos territórios

Estão abertas as inscrições para a seleção de participantes do Capixabinha FM, novo podcast que convida crianças e adolescentes de 8 a 14 anos, moradores do Espírito Santo, a participarem de conversas sobre história, cultura e territórios do estado. Eles farão perguntas, falas e observações sobre o tema abordado no episódio que participarão, criando uma conversa entre gerações. Para se candidatar, é preciso que os pais ou responsáveis preencham um formulário online até o dia 28 de fevereiro.



A iniciativa integra o projeto “Conversa entre Gerações: Histórias de Territórios Capixabas”, selecionado no Edital Funcultura/PNAB 2024 – Conteúdo Digital, e propõe colocar as crianças e pré-adolescentes no centro do diálogo sobre o Espírito Santo, suas origens e diversidade cultural.


Com episódios de 30 minutos, o podcast será apresentado pela professora Thaís Helena Leite, educadora com mais de 30 anos de experiência. “Hoje sou uma avó. Converso com minhas netas mais velhas, que são dessa faixa etária, como minhas amigas, e aprendo muito com a curiosidade delas. Fui professora por mais de 30 anos, trabalhando principalmente com crianças e jovens e ainda guardo na memória as perguntas desafiadoras que traziam. As curiosidades deles também despertaram muitas curiosidades em mim”, conta Thaís Helena. “Essa conversa entre gerações, sobre territórios capixabas, também me dá a possibilidade de  compartilhar coisas que já sei, que o estudo constante e a idade me deram”.


Além dela e dos entrevistados, participa do podcast Martonni Alves Bonfim Santos, músico, radialista e locutor, que também interpreta um personagem simbólico: um livro didático que “ganha voz” durante as conversas.


As gravações acontecerão em Vitória, em março de 2026. Os participantes selecionados receberão cachê e ajuda de custo para transporte, além de almoço para a criança/adolescente e para o familiar responsável acompanhante.


Sobre o projeto


A primeira temporada do Capixabinha FM contará com 6 episódios, cada um abordando um tema da História do Espírito Santo a partir de diferentes territórios e vivências, com a participação de crianças de perfis diversos — contemplando diferenças regionais, étnicas, de gênero e inclusão de pessoa com deficiência (TEA).


Os temas dos episódios e os locais de origem dos selecionados devem ser: Povos originários (Aldeia Indígena de Aracruz); As cidades capixabas na América Portuguesa (Anchieta); O século XIX e a imigração europeia (Santa Maria de Jetibá); Origens da sociedade negra capixaba (Muqui); A devastação da Mata Atlântica – estudo de caso do Suruaca (Norte do estado); O crescimento da capital e o aterro da Praia do Suá (Grande Vitória).


Como medida de acessibilidade, todos os episódios terão transcrição em texto, disponibilizada no site do Capixabinha FM, garantindo acesso também a pessoas com deficiência auditiva.


O projeto tem como objetivos ampliar o acesso a conteúdos sobre a História e a Cultura capixaba, estimular o interesse das novas gerações por seus territórios e memórias, promover o respeito às diferenças e fortalecer o diálogo entre gerações, valorizando tanto o saber da experiência quanto a curiosidade infantojuvenil.


Mais do que um podcast, o Capixabinha FM se propõe a ser um espaço de escuta, troca e pertencimento, onde crianças e adolescentes ajudam a contar a história do Espírito Santo a partir de suas próprias perguntas e olhares.


Serviço

Inscrições: até 28 de fevereiro de 2026

Gravações: março de 2026, em Vitória (ES)

Público: crianças e adolescentes de 8 a 16 anos


SIGA NOSSO INSTAGRAM @VILAVELHAEMDIA

Participe de nossa comunidade de notícias e promoções no WhatsApp.


Anuncie conosco, valorize o jornalismo regional! Alcance de 1,5 milhão de leitores e

mais de 5 milhões de visualizações.







Comentários


bottom of page