Cem novas câmeras irão monitorar fluxo de veículos. Irão multar? Confira resposta da PMVV
- Redação

- há 5 dias
- 2 min de leitura

A Prefeitura de Vila Velha instalou 100 novas câmeras de videomonitoramento em diversas vias do município.
Segundo a prefeitura a iniciativa visa integrar a cidade ao conceito de "Cidades Inteligentes" e os novos equipamentos têm como objetivo melhorar a fluidez do trânsito, reduzir o tempo de viagem dos motoristas e elevar os padrões de segurança nas vias.
SIGA NOSSO INSTAGRAM @VILAVELHAEMDIA
Participe de nossa comunidade de notícias e promoções no WhatsApp.
Anuncie conosco, valorize o jornalismo regional! Alcance de 1,5 milhão de leitores e
mais de 5 milhões de visualizações.
“As câmeras são fundamentais para a coleta de dados estratégicos sobre o volume e o padrão de movimentação dos veículos pelas vias da nossa cidade. Essas informações serão utilizadas para embasar a engenharia de tráfego, permitindo a otimização e o ajuste inteligente dos tempos semafóricos nos horários de pico”, ressaltou o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes
Além de fornecer dados importantes para o planejamento, o sistema atua diretamente na gestão de crises e situações viárias, com melhor visibilidade das vias. “Esta visibilidade é fundamental para a rápida detecção e resposta a ocorrências, como acidentes ou obstruções, reduzindo o tempo de interrupção e minimizando congestionamentos”, afirma o secretário.
O escopo desse projeto visa a melhorias de tráfego de veículos, não contemplando assim, os requisitos da Resolução 909/22, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), quanto à fiscalização de trânsito. É importante ressaltar que, de acordo com a resolução, a fiscalização de infrações viárias por câmeras exige a devida sinalização (placas indicativas) para os motoristas.
Multas?
Nossa equipe questionou a Prefeitura de Vila Velha se as câmeras também irão realizar monitoramento de infrações de trânsito contribuindo na aplicação de multas aos infratores.
Em resposta à nossa equipe, a PMVV comentou que "o objetivo é monitorar o fluxo viário e não a fiscalização de infrações."
Também questionamentos onde as câmeras estão instaladas, mas a PMVV não respondeu esta demanda.







Comentários