Coluna Italo Wyatt | O contra-ataque do voto envergonhado
- Italo Wyatt

- 23 de set. de 2022
- 2 min de leitura

O voto envergonhado é uma das principais marcas das eleições deste ano. Quando a polarização torna-se extrema e ultrapassa as fronteiras da civilidade, sobretudo numa República corrompida e diante das possíveis represálias, o silêncio ou a inverdade marcam os discursos de muitos cidadãos que declaram os seus votos.
O voto envergonhado é, na verdade, o voto amedrontado. Não que o povo brasileiro tenha déficit moral ao ponto de compactuar com ilegalidades ou possua um estado crônico de alzheimer, mas não resta dúvidas de que a preocupação primária da população é com alimentação, moradia, emprego, saúde pública e educação.
Nesse contexto, nenhum candidato pode subestimar os seus adversários, sobretudo os que possuem o aparato da máquina pública nas suas mãos. O risco de serem apunhalados pelos inúmeros cabos eleitorais e ocupantes de cargos em comissão é real, já que muitos concorrentes também possuíram as mesmas estruturas e deslancham nas ideologias dos discursos dominantes.
Por isso, exige-se um contínuo e cada vez mais intenso diálogo com os candidatos que não possuem grandes chances de vencer, mas que dissipam o eleitorado. De igual modo, é preciso conquistar a emoção do eleitor independente das barganhas e garantir que não haverá qualquer punição diante das escolhas pessoais.
O voto útil não é sinônimo de excelência da democracia, tampouco deve ser incentivado como se fosse expressão da mais alta racionalidade individual que opera no coletivo, mas a construção de alianças é inerente a qualquer povo que deseja construir pontes para o futuro.

Italo Samuel Wyatt é advogado, especialista em Direito Criminal e Segurança Pública, autor de obras literárias, membro da Academia de Letras de Vila Velha e colunista.
Outras colunas:
Estamos também abertos à publicação de artigos, crônicas e mais que venham a contribuir com nossa cidade. Entre em contato pelo nosso instagram.com/vilavelhaemdia ou pelo contato@vilavelhaemdia.com.br enviando seu material ou sugestão de pautas. Participe!






Comentários