Com eventos lotados, PT e Podemos ganham força rumo às eleições de 2026
- Redação
- há 18 minutos
- 3 min de leitura

Em um fim de semana marcado por movimentações políticas no Espírito Santo, PT e Podemos mostraram força em eventos lotados que reuniram lideranças estaduais e nacionais.
SIGA NOSSO INSTAGRAM @VILAVELHAEMDIA
Participe de nossa comunidade de notícias e promoções no WhatsApp.
Anuncie conosco, valorize o jornalismo regional! Alcance de 1,5 milhão de leitores e
mais de 5 milhões de visualizações.
Em Vitória, o Partido dos Trabalhadores oficializou a pré-candidatura do deputado federal Helder Salomão ao governo do Estado, durante encontro da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB). O lançamento, realizado no Colégio Agostiniano, consolidou a estratégia petista para 2026 com foco em ampliar a bancada estadual e federal, garantir a reeleição de Fabiano Contarato ao Senado e fortalecer a campanha de Lula no Espírito Santo.
A candidatura de Helder, que inicialmente disputaria novo mandato na Câmara, provocou ajustes internos, com Iriny Lopes assumindo a vaga de federal e aliados da deputada ocupando espaço na chapa estadual. O evento contou ainda com representantes do PSol, sinalizando a possibilidade inédita de uma frente ampla da esquerda capixaba.
Entre os destaques petistas, está o vereador de Vila Velha Rafael Primo, cotado para disputar as eleições de 2026.
"Reafirmando nosso compromisso com a democracia e com um proieto coletivo para o Espírito Santo, ao lado das liderancas do PT e de quem acredita na política que escuta, inclui e transforma realidades. O futuro se constrói com participação popular e trabalho conjunto!" destacou Rafael Primo, pré-candidato a Deputado Federal.
Podemos
O Podemos também reuniu apoiadores e lideranças no Centro Cultural Frei Civitella, em Cariacica confirmando nomes de peso para sua chapa federal. O encontro teve como destaque a filiação do jornalista Philipe Lemos, que se soma a Alessandro Broedel, Gilson Daniel, Dr. Bruno Resende, Lauriete e Capitã Estéfane.
O encontro contou ainda com a presença e o anúncio público dos deputados estaduais Bruno Resende e Fabrício Gandini, que, por questão legal, formalizarão suas filiações durante a janela partidária de março. Com isso, o Podemos Espírito Santo passará a contar com quatro deputados estaduais.
Também oficializou sua filiação Paulo do Almoço Solidário de Vila Velha, pré-candidato a deputado estadual, e de Lucas Arca de Noé, ativista e referência na pauta do bem-estar animal no Espírito Santo, que ficará responsável por conduzir a Pasta Podemos Pelos Animais, lançada oficialmente durante o evento.
Outro destaque por Vila Velha é Sabrina Leonel, ex-vereadora também ligada a defesa do bem estar animal.
A presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, e o vice-governador Ricardo Ferraço marcaram presença, reforçando o peso político da sigla no Estado.
Para o deputado federal Gilson Daniel, o evento simboliza uma nova fase do partido no estado.
“Hoje mostramos a força de um partido que cresce com base nos municípios, que acolhe novas lideranças e que constrói um projeto sólido para o Espírito Santo. O Podemos está unido, organizado e pronto para contribuir com o futuro do nosso estado”, destacou.
Os dois encontros, realizados em clima de mobilização, evidenciam que tanto PT quanto Podemos entram na disputa de 2026 com candidaturas competitivas e articulações estratégicas. De um lado, os petistas apostam em Helder Salomão para liderar uma frente progressista rumo ao Palácio Anchieta; de outro, o Podemos consolida sua chapa federal e abre espaço para novos nomes.
No evento do Podemos chamou atenção a ausência de parte de seus filiados por Vila Velha, inclusive com mandatos, ligados a Arnaldinho Borgo. Nem mesmo o deputado federal Victor Linhalis compareceu. Os bastidores políticos indicam que esses devem pedir pra migrar para o PSDB, que ficou esvaziado com a chegada do prefeito. No entanto, o estatuto do Podemos proíbe essa troca e os mesmos poderão perder os seus mandatos.



