Envenenamento animal é crime: delegado orienta como agir em casos suspeitos
- Redação

- 9 de jul.
- 1 min de leitura

O envenenamento de animais domésticos ou silvestres é considerado crime ambiental no Brasil, conforme prevê a Lei Federal nº 9.605/1998. A legislação classifica maus-tratos e atos de crueldade como infrações graves, passíveis de punições que incluem reclusão, multa e até a proibição de guarda de animais. O uso e a comercialização de substâncias tóxicas ilegais, como o "chumbinho", também são condenados e sujeitam o responsável às sanções previstas.
SIGA NOSSO INSTAGRAM @VILAVELHAEMDIA
Participe de nossa comunidade de notícias e promoções no WhatsApp.
Em casos de suspeita de envenenamento com resultado de morte, há um protocolo específico que precisa ser seguido para que a Polícia Civil possa investigar e confirmar o crime. Em vídeo divulgado nas redes sociais (clique aqui), o delegado Leandro Piquet explica quais medidas devem ser tomadas pela população nesses momentos delicados, como o registro imediato da ocorrência e a coleta de provas, incluindo laudo veterinário.
Anuncie conosco, valorize o jornalismo regional! Alcance de 1,5 milhão de leitores e
mais de 5 milhões de visualizações.
Além disso, especialistas recomendam que, ao surgirem sintomas de possível intoxicação — como vômitos ou alterações no comportamento — o tutor ofereça carvão ativado ao animal e o encaminhe com urgência ao atendimento veterinário. A ação rápida pode ser decisiva para salvar vidas.
A orientação é clara: casos de envenenamento devem ser denunciados. A população pode acionar a Polícia Civil, registrar boletim de ocorrência e contribuir para responsabilizar os autores desses crimes.
VEJA VÍDEO







Comentários