Exposição sensorial é aberta nesta quarta-feira (3) na Casa da Memória
- Redação

- há 2 dias
- 2 min de leitura

Para celebrar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a Secretaria Educação da Prefeitura de Vila Velha (Semed) inaugurou, nesta quarta-feira (03), às 15 horas, a exposição sensorial “Cores que iluminam o coração da inclusão”, que ficará aberta ao público, das 8h às 17h30, até o dia 28 de dezembro, na Casa da Memória, no Parque da Prainha.
SIGA NOSSO INSTAGRAM @VILAVELHAEMDIA
Participe de nossa comunidade de notícias e promoções no WhatsApp.
Anuncie conosco, valorize o jornalismo regional! Alcance de 1,5 milhão de leitores e
mais de 5 milhões de visualizações.
A exposição sensorial é uma experiência que utiliza diversos sentidos além da visão, como o tato, o olfato e a audição, para estimular o público e proporcionar uma interação mais profunda com o tema da exposição.
O público poderá percorrer um circuito sensorial com diferentes estações, como: Percurso sensorial de movimento; Bandejas de luzes e estímulos visuais; Jardim olfativo, com aromas que remetem ao período natalino; Jogos em Libras, incentivando a comunicação inclusiva; Centopeia sensorial com múltiplas texturas; e Sinalização acessível em todo o ambiente.
"Desejo que cada pessoa possa enxergar, através das cores, sons e sensações, que a inclusão não é um conceito distante, mas uma prática diária, feita de olhar, acolhimento e respeito às singularidades. A inclusão acontece quando o ambiente se adapta às necessidades das crianças e não ao contrário. Este projeto é justamente isso: um convite para que todos possam viver e aprender juntos, de maneira equitativa”, afirmou a professora de Educação Especial, Merielly D’Paula, uma das idealizadoras do projeto.
O espaço foi cuidadosamente elaborado pelo Núcleo de Educação Especial, com parceria do setor Arte & Cultura da Semed, para oferecer vivências que valorizam os sentidos e despertam a curiosidade. O espaço sensorial integra a programação da Vila Natalina, organizada pela Secretaria de Cultura no Parque da Prainha, e busca promover inclusão, acessibilidade e experiência sensorial para toda a comunidade.







Comentários