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Greve Digital propõe 24h sem redes sociais e reflexão sobre o impacto na sociedade




A partir das 0h desta segunda-feira, 21 de abril, usuários de redes sociais estão convocados a participar da Greve Digital, uma iniciativa que propõe 24 horas de total desconexão das plataformas online. O movimento, idealizado pela psicanalista Vera Iaconelli, busca chamar atenção para os impactos negativos das redes sociais e pressionar por uma maior regulamentação dos ambientes digitais.


A ação critica os modelos de negócio predatórios que exploram a atenção dos usuários, distorcem subjetividades e incentivam comportamentos tóxicos, muitas vezes colocando o lucro acima do bem-estar coletivo. Segundo os organizadores, essa pausa simboliza um alerta para os perigos da dependência digital e da influência dos algoritmos no cotidiano das pessoas.



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O editor do Vila Velha em Dia, o jornalista Douglas Dantas, que também é diretor da Fenaj e do Sindijornalistas/ES e jornalista do Sindipúblicos, destaca a relevância da proposta da Greve Digital. Segundo ele, o movimento é um convite à reflexão sobre a dependência das redes sociais e o impacto que elas têm em nossas vidas.


"Nos transformaram em algoritmos, onde a linha entre o real e o digital se confunde, muitas vezes somos manipulados em bolhas de verdades subjetivas. É necessário parar e pensar sobre como estamos utilizando essas plataformas", afirma Dantas. 


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A proposta também reforça a necessidade de redes sociais mais responsáveis e regulamentadas, garantindo espaços virtuais que respeitem os usuários e não alimentem engajamento tóxico. Os participantes são incentivados a comunicar amigos e familiares sobre a ação e a buscar meios alternativos de interação ao longo do dia, como ligações telefônicas ou encontros presenciais. 


Dantas também chama atenção para a dimensão econômica, ressaltando o comportamento predatório das big-techs.


"O jornalismo tem sido explorado e subvalorizado. As redes sociais dependem do conteúdo produzido pelos profissionais para gerar engajamento e alcançar grande público, mas oferecem um retorno irrisório às empresas jornalísticas. A monetização é uma esmola. É preciso milhares de cliques pra alcançar as vezes dólar. Enquanto elas cobram o valor inversamente proporcional para quem quer anunciar em suas plataformas. Essa ação é uma oportunidade para mostrar às big-techs que elas dependem de nós e não o contrário. Precisamos reforçar essa realidade e exigir maior valorização", conclui. 

A Greve Digital promete ser um experimento social impactante, levando à reflexão sobre a forma como a sociedade se relaciona com a tecnologia e como é possível exercer maior controle sobre o próprio consumo digital. 



Greve das Redes 

Data: 21 de abril de 2025 

Duração: 24 horas sem redes sociais 


Baixe os materiais e use em suas redes durante a ação.





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