top of page

Inscrições para homens cegos em oficina de teatro

ree

Estão abertas as inscrições para a oficina de teatro voltada a homens cegos, que será realizada no Ponto de Cultura SOCA Brasil, em Vila Velha, a partir de 21 de agosto. Os interessados devem enviar mensagem pelo aplicativo Whatsapp para o número (27) 99609-8181 e solicitar a participação. São ofertadas 10 vagas a serem preenchidas pela ordem de inscrição.


A oficina de teatro “Te Ato Com Meu Ato” será realizada sempre às quintas-feiras, a partir do próximo dia 21, nas instalações do Espaço Contêiner, no bairro Santa Mônica Popular. A encenadora e cineasta Rejane Arruda coordenará as atividades artísticas do projeto.



SIGA NOSSO INSTAGRAM @VILAVELHAEMDIA

Participe de nossa comunidade de notícias e promoções no WhatsApp.


Anuncie conosco, valorize o jornalismo regional! Alcance de 1,5 milhão de leitores e

mais de 5 milhões de visualizações.



“As atividades se voltam ao desenvolvimento de uma linguagem performativa a partir do acolhimento da diversidade e das especificidades de artistas cegos. Baseada na ideia de que a deficiência é potência, a integração social torna-se o caminho para a produção artística”, declara Rejane Arruda.



“Te Ato Com Meu Ato” será realizada até 16 de outubro, quando os participantes da oficina apresentarão uma performance de demonstração de resultados transmitida ao vivo no Youtube por meio do canal SOCA Brasil.



A oficina de teatro para homens cegos é uma realização da Associação Sociedade Cultura e Arte (SOCA Brasil), em parceria com o coletivo Cia Poéticas da Cena Contemporânea, que desenvolve ações de formação, experimentação, produção e difusão da linguagem teatral contemporânea com a participação de pessoas com deficiência e também voltadas a esse público.




O Ponto de Cultura SOCA Brasil conta com o fomento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, com recursos destinados à Rede Cultura Viva por meio do edital para o desenvolvimento continuado de Pontos de Cultura, promovido pela Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Cultura (SEMCULT).


“Te Ato Com Meu Ato” é a terceira oficina ofertada no Espaço Contêiner, que também recebeu as atividades “Música e Memória”, voltada a mulheres cegas, e “Um Outro Olhar”, com mulheres com baixa visão. Em breve, o ponto de cultura também vai realizar uma oficina de vídeo e as inscrições serão divulgadas no site www.socabrasil.org ou no perfil do Instagram @socabrasil.


Referência em projetos artísticos


A metodologia a ser trabalhada com os homens cegos é fruto do trabalho do grupo de pesquisa Cia Poéticas da Cena Contemporânea, orientado pela encenadora, cineasta e doutora em Artes, Rejane Arruda. A premissa é que a deficiência acolhida na arte se revela como potência.


A oficina “Te Ato Com Meu Ato” conta com a assistência de dois artistas cegos, Rogério Souza e Manoel Peçanha, que integram o elenco de atores e cantores da Orquestra Brasileira de Cantores Cegos.


Também integram a equipe os artistas da Cia Poéticas Breno Oliosi e Fagner Soares, que atuam como facilitadores promovendo a integração e a produção de ações performativas ao contracenar com os participantes. Já a atriz Renza Luiza produzirá a audiodescrição oferecida durante as aulas através de fones de ouvido e receptores.


“A presença dos atores da Cia Poéticas, coletivo que desenvolve as metodologias, é uma constante nesses projetos culturais. A convivência com os atores profissionais do coletivo artístico é um dado importante no processo formativo dos participantes”, afirma Rejane.


O coletivo esteve, nos últimos anos, à frente de atividades que contemplaram pessoas com deficiência e a integração delas nas artes cênicas. Com o projeto “Cegos, Surdos e Cadeirantes na Cena Diversa do Teatro Capixaba”, a SOCA Brasil produziu o espetáculo “Quando Acordar a Cidade”, que contou com a participação de pessoas cegas. Já “Pele” e “1983” tiveram no elenco pessoas em cadeira de rodas. A contribuição dos surdos foi vista nas performances “Slam Corpo Grita” e “Karaokê Corpo Canta”, além das “Fábulas Surdas”.


Outras linguagens contemporâneas fazem parte das atividades artístico-formativas do portfólio de trabalho da SOCA Brasil, que já desenvolveu projetos como a Escola de Fotógrafos Cegos, a Orquestra Brasileira de Cantores Cegos e a mostra de videografias Nada Me Falta.


Acessibilidade


O Ponto de Cultura SOCA Brasil está localizado nas instalações do Espaço Contêiner junto ao ateliê da Cia Poéticas da Cena Contemporânea, no Bairro Santa Mônica Popular, em Vila Velha.



O local dispõe de rampa de acesso e banheiro adaptado, monitoria humanizada com acolhimento no ponto de ônibus e acompanhamento nas atividades. Nos eventos abertos, o espaço oferece os atendimentos em audiodescrição e tradução para Libras.


A pessoa com deficiência interessada deve realizar agendamento da monitoria por meio de uma mensagem no WhatsApp da SOCA Brasil, no número (27) 99609-8181.


COM MEU ATO” ⚠️

INSCRIÇÕES ABERTAS

👨‍🦯 Para homens cegos

📲 Inscrições pelo Whatsapp da SOCA Brasil: (27) 99609-8181

⏳ 10 vagas disponíveis - por ordem de solicitação


ATIVIDADES

🗓️ 21 de agosto a 16 de outubro, sempre às quintas-feiras


📍 Ponto de Cultura SOCA Brasil - Espaço Contêiner, Rua Vinte e Quatro, 255, Santa Mônica Popular, Vila Velha (ES)


Outras informações:

📸 SOCA Brasil (Instagram): https://www.instagram.com/socabrasil/

💻 SOCA Brasil (site): https://www.socabrasil.org/



Comentários


bottom of page