Justiça intima Estado e Instituto Acqua, gestores do Himaba, a pagarem piso da enfermagem
- Redação

- 9 de nov. de 2023
- 1 min de leitura

A Justiça intimou o Instituto Acqua/Himaba e o governo do estado a se manifestarem sobre o não repasses dos recursos do pagamento do piso salarial dos enfermeiros.
A intimação foi determinada pela Juíza Denise Marsico do Couto – Titular da 4ª Vara do Trabalho/TRT-ES.
A medida é em decorrência da ação judicial movida pelo Sindienfermeiros-ES contra o Instituto Acqua, pelo pagamento do piso salarial dos profissionais. A notificação determina também o prazo de cinco dias para que a empresa e o governo do estado expliquem o não pagamento.
A ação judicial de autoria do advogado do sindicato- Renaldo Pilro de Almeida Júnior, foi impetrada após várias iniciativas do Sindienfermeiros-ES junto à empresa, sem conseguir resolver a situação no diálogo.
O Instituto Acqua recebeu a primeira parcela dos repasses e não pagou a todos os profissionais enfermeiros e demais da enfermagem, não deu nenhum esclarecimento, informações ou mesmo justificativas. O Sindienfermeiros chegou a notificar a empresa e solicitou reunião, mas os argumentos em nada convenceram.
O Instituto falou que também ia reunir com o Ministério Público e Governo do Estado, alegou que a culpa do não pagamento não era deles. Mas o sindicato identificou que o Acqua só enviou o cadastro dos profissionais ao Ministério da Saúde quase no final de outubro, mas dizia que havia enviado em setembro, o que gerou todo esse problema para os trabalhadores.







Comentários