top of page

Mais de 454 mil toneladas de CO₂ deixam de ser emitidas com uso de bicicletas compartilhadas

Bike Vitória e BikES somaram 414.650 viagens em 2025 e reforçam a bicicleta como alternativa sustentável de mobilidade urbana.



Os sistemas de bicicletas compartilhadas Bike Vitória e BikES evitaram, em 2025, a emissão de mais de 454 mil toneladas de dióxido de carbono (CO₂) na atmosfera. Ao todo, foram contabilizadas 414.650 viagens realizadas nas cidades de Vitória e Vila Velha ao longo do ano.


De acordo com dados da Serttel, empresa responsável pelo gerenciamento dos programas, o impacto ambiental positivo gerado pelo uso das bicicletas compartilhadas é equivalente à poluição produzida por 56 carros em circulação no ambiente urbano.


Segundo Renan Borsatto, gerente de Operações da Serttel, os números reforçam a consolidação da bicicleta como meio de transporte urbano. “Os sistemas de bicicletas compartilhadas mostram que a bicicleta passou a fazer parte da rotina das cidades, sendo utilizada em deslocamentos diários e contribuindo diretamente para a redução das emissões”, afirma.


Além da contribuição direta para a redução das emissões, os dados reforçam o avanço da bicicleta como meio de transporte incorporado à rotina da população, utilizada para deslocamentos cotidianos como trabalho, estudo e compromissos do dia a dia.


Esse movimento local acompanha uma tendência observada em todo o país. Um estudo da Descarbonize, empresa especializada em soluções de energia limpa, aponta que sete em cada dez brasileiros utilizam a bicicleta como meio de locomoção ao menos uma vez por semana. A pesquisa indica ainda que a frequência média de uso é de três vezes por semana, enquanto 8% dos entrevistados afirmam pedalar diariamente.


SIGA NOSSO INSTAGRAM @VILAVELHAEMDIA

Participe de nossa comunidade de notícias e promoções no WhatsApp.


Anuncie conosco, valorize o jornalismo regional! Alcance de 1,5 milhão de leitores e

mais de 5 milhões de visualizações.







Comentários


bottom of page