Moradores reclamam da falta de medicamentos. Prefeitura esclarece.
- Redação

- 4 de jun.
- 3 min de leitura
Cidadãos de Vila Velha relatam dificuldades para obter medicamentos básicos nos postos de saúde do município. Em denúncia ao VVemDia, William Almeida, morador da Barra do Jucu, afirma que há escassez de remédios essenciais na farmácia do posto de saúde local.
Segundo Almeida, essa situação ocorre há pelo menos dois meses, período em que ele e familiares precisaram de atendimento médico e não encontraram os remédios prescritos pelos profissionais de saúde. "Os médicos receitam medicamentos que deveriam estar disponíveis na rede, mas quando chegamos à farmácia, nunca há nada além de dipirona", declarou.
SIGA NOSSO INSTAGRAM @VILAVELHAEMDIA
Participe de nossa comunidade de notícias e promoções no WhatsApp.
O morador questiona a gestão municipal e pede uma solução urgente para a falta de medicamentos, citados por ele como "antialérgicos, xaropes para tosse, nimesulida e paracetamol." Ele destaca que, apesar de ter conseguido comprar os remédios, muitas pessoas dependem da farmácia pública para continuar o tratamento.
Outros leitores também relatam a falta de medicamentos diversos, no entanto sem especificarem quais.
Anuncie conosco, valorize o jornalismo regional! Alcance de 400 mil leitores e
mais de 3 milhões de visualizações.
Esclarecimentos
Questionada sobre a demanda, a Prefeitura esclareceu em nota abaixo como se dá a aquisição e distribuição das medicações na rede municipal:
A Assistência Farmacêutica Municipal esclarece que as aquisições dos medicamentos são programadas para que não haja desabastecimento na rede pública municipal de saúde. Alguns desses itens são fornecidos pelo Ministério da Saúde e outros adquiridos pelo município, que dependem de licitação, conforme determina a Lei 14.133/2021. Em algumas situações, pode acontecer de não haver fornecedores interessados na licitação destinada à aquisição dos mesmos, atraso na entrega ao município ou ainda, interrupção na fabricação do item no mercado farmacêutico.
No entanto, sabendo da essencialidade dos medicamentos para grande parte dos problemas de saúde da população, esforços na aquisição destes são efetuados diariamente no sentido de minimizar os transtornos oriundos dos eventuais desabastecimentos dos itens da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) da rede pública municipal de saúde.
De maneira adicional, o abastecimento de farmácias públicas com medicamentos é impactado negativamente por razões globais diversas, que incluem:
* Atraso na produção e na distribuição de medicamentos pelos fabricantes e fornecedores;
* Questões sanitárias que afetam as etapas e exigências para as importações e exportações gerando delongas nos prazos de liberação;
* Aumento de consumo de diversos medicamentos que impacta nos quantitativos produzidos pelas indústrias e provocam atraso nos prazos de entrega.
No que se refere aos citados medicamentos, informamos:
- Nimesulida: medicamento não padronizado em âmbito municipal, portanto, não compõe a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de Vila Velha;
- Xaropes: compõem a REMUME deste município os seguintes medicamentos em apresentação xarope: Loratadina 1 mg/mL - xarope e Mikania glomerata (guaco) - xarope, sendo necessário, portanto, a informação relacionada a qual medicamento a demanda se refere. Aguardamos para que sejam registrados os devidos esclarecimentos.
- Antialérgico: compõem a REMUME deste município os seguintes medicamentos antialérgicos: Dexclorfeniramina, maleato 0,4mg/mL - solução oral, Loratadina 1mg/mL - xarope e Loratadina 10mg - comprimido, sendo necessário, portanto, a informação relacionada a qual medicamento a demanda se refere. Aguardamos para que sejam registrados os devidos esclarecimentos.
- Paracetamol: compõem a REMUME deste município o medicamento Paracetamol nas apresentações Paracetamol 500mg - comprimido, estando o município abastecido com tal apresentação e Paracetamol 200mg/mL - solução oral. Este última, ainda que o município tenha realizado a aquisição em tempo oportuno para garantir o abastecimento dos serviços de saúde com tal insumo, aguarda a entrega do mesmo pelo fornecedor.







Comentários