top of page

Mulheres que fazem acontecer



Da esquerda pra direita, Samiramis Baldotto, Sayonara Gonçalves, Sabrina Leonel, Rosimere de Carvalho, Luciana Medeiros, Patricia Crizanto, Maria da Glória e Elisangela Fraga



Mães, guerreiras, trabalhadoras, empreendedoras, de luta... neste 8 de março, trouxemos a história de algumas mulheres de Vila Velha que fazem acontecer.



Nosso carinho a cada uma mulher que contribui para a nossa cidade.


continua após a publicidade

Sabrina Leonel foi líder comunitária no bairro Jockey de Itaparica, atuando por mais de 2 anos na comunidade. Foi a primeira suplente na vaga para vereadora na cidade de Vila Velha durante uma ano e três meses. Sabrina é mãe de Leonardo de 10 anos que possuo TDAH e dislexia, enfrenta desafios na rede pública de saúde.  Após sua passagem pela Câmara Municipal de Vila Velha, atuou por três meses na coordenação do bem estar animal, adquirindo conhecimento sobre castração e resgate. Possui um PodCast feminino chamado ELAS PODEM , espaço de empoderamento para mulheres. 


Sayonara Gonçalves da Rocha é empresária do Ramo da estética.  Cirurgiã dentista e empreendedora.  Proprietária da clinica Maria Luisa,  com uma equipe de 7 mulheres que se dedicam ao cuidado  feminino. A clínica tem o nome de sua mãe, uma mulher guerreira e autêntica que sempre norteou as decisões da filha. É através do tratamento estético que a dentista consegue melhorar a autoestima  de várias mulheres na cidade de Vila Velha. 


Elisângela Fraga de Oliveira da Silva é guarda municipal de Vila Velha há 15 anos. Casada, mãe de Lara e Luca. Moradora do bairro Garrido.  Pós graduada em defesa pessoal.  É formada em teologia , foi inspetora da guarda municipal ( farda azul ) promovendo segurança na gerência escolar GMVV sendo a primeira mulher a frente da tropa . Participa de várias ações sociais na sua região interagindo com as comunidades. Foi candidata a vereadora em 2020 sendo bem votada e reconhecida pelo seu trabalho na segurança pública.  


Luciana Medeiros dos Santos é servidora pública municipal há quase 20 anos , mãe de Igor e Joel. Formada em Pedagogia.  Escritora dedicada e ativista cultural.  Defende a escola pública e luta por melhorias nas condições de trabalho dos professores na rede pública de ensino do município canela verde . Servidora corporativista  , acredita que sem o servidor público efetivo ,  político nenhum consegue fazer um bom trabalho na cidade . Luciana é professora readaptada devido a uma cirurgia na coluna.  Está engajada na literatura para motivar mulheres na escrita terapêutica como forma de amenizar os sintomas de ansiedade e depressão.  Fundou a Academia Capixaba de Letras da Diversidade (ACALED) e preside o coletivo literário Tereza de Benguela somente de escritoras negras do ES. 


Patricia Crizanto  é, infelizmente, a única vereadora de Vila Velha em exercício.  Está em seu segundo mandato, acadêmica em Direito , foi aluna de escola pública, criada na comunidade de São Torquato , atua na política há mais de 15 anos. Patrícia Crizanto é  muito empenhada nas pautas de gênero e étnico raciais na câmara municipal de Vila Velha.  Recentemente enfrentou uma grande superação com a perda de seu filho assassinado. Guerreira, fez das lágrimas a luta pela juventude.

Samiramis Baldotto Silva Lessa é major da Polícia Militar  do ES , onde atua há mais de 25 anos . Casada, 47 anos e mãe de duas meninas . Formada em Direito , nos últimos anos atuou no 4° batalhão da PMES em Vila Velha.  Vinda de um lar com violência doméstica na infância, Semíramis é uma idealizadora de cuidados com as mulheres vítimas de uma sociedade altamente machista . Hoje atua como secretária da Mulher e direitos Humanos no município de Cariacica.  Reside no Centro de Vila Velha onde também atua no bem estar da sua comunidade.  


Rosimere de Carvalho Lessa tem 50 anos é enfermeira graduada efetiva da prefeitura municipal de Vila Velha onde atua na saúde coordenando o Centro de Referência do Idoso. Sempre apaixonada por trabalhar e cuidar do ser humano, Rosemere também trabalha no hospital das clínicas no setor de UTI neonatal e tem mestrado profissional em enfermagem. 


Maria da Glória Mello Costa, mais conhecida como Glorinha do Açaí. Mãe, avó, empreendedora. Enfrentou duas grandes batalhas ao conviver com uma leucemia incurável e superar o câncer de seu filho. Abater? Nunca. Atuou sempre em seu comércio e ainda articuladora das demandas da comunidade de Coqueiral de Itaparica, com sua grande liderança na cobrança de melhorias para o bairro e local de trabalho.  Seu lado empreendedora, foi uma das precursoras do comércio de açaí na cidade, quando ninguém via potencial no fruto, desenvolveu toda uma técnica para tornar seu produto, à época, único.

continua após a publicidade


continua após a publicidade



-------------------------------

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o VVemDia não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade oficial de governos. Fazer jornalismo custa caro. Contribua, anunciando ou doando para esse projeto de informação de qualidade à sociedade. Informações contato@vilavelhaemdia.com.br ou pelo WhatsApp (27)30727561


Comentarios


bottom of page