Professores de Vila Velha declaram Estado de Greve por Reajuste Salarial
- Redação

- 8 de ago.
- 1 min de leitura

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (SINDIUPES) anunciou, em nota pública, que os profissionais da Rede Municipal de Vila Velha decidiram entrar em estado de greve. A decisão foi tomada durante a III Assembleia Geral da categoria, realizada em 4 de agosto, com a presença de cerca de 200 educadores no Santuário de Vila Velha.
Desde o início de 2025, o sindicato vem negociando com a Prefeitura o reajuste salarial de 6,27%, conforme previsto na Lei Federal nº 11.738/2008. No entanto, segundo o SINDIUPES, a gestão municipal propôs reajuste apenas para os profissionais que recebem abaixo do Piso Salarial Nacional, alegando que os recursos do FUNDEB já foram integralmente aplicados.
O sindicato contesta a medida, argumentando que ela aprofunda a defasagem salarial, que já ultrapassa 14% segundo dados do DIEESE. A categoria reivindica valorização para todos os profissionais da educação, não apenas para os que estão abaixo do piso.
SIGA NOSSO INSTAGRAM @VILAVELHAEMDIA
Participe de nossa comunidade de notícias e promoções no WhatsApp.
Anuncie conosco, valorize o jornalismo regional! Alcance de 1,5 milhão de leitores e
mais de 5 milhões de visualizações.
Como forma de protesto, os trabalhadores convocaram uma nova Assembleia/Ato para o dia 14 de agosto, em frente à Prefeitura de Vila Velha, com o objetivo de pressionar por uma recomposição salarial justa e integral.
O Coletivo em Defesa da Educação Pública de Vila Velha também tem se manifestado e organizado atos pela educação pública no município chegando a organizar até um ato fúnebre.
Confira nota do Sindicato:
PMVV
A Prefeitura de Vila Velha foi demandada mas não retornou sobre o assunto. O espaço segue aberto.







Comentários