Projeto incentiva mulheres de VV a empreender com oficinas e mentorias gratuitas
- Redação

- 11 de nov.
- 2 min de leitura

Mulheres da Grande Vitória que sonham em empreender ou formalizar suas atividades têm uma nova oportunidade de capacitação e apoio com o lançamento do projeto “Livres para Empreender”. A iniciativa, voltada especialmente para mulheres em situação de vulnerabilidade social, está com pré-inscrições abertas e oferece 40 vagas para oficinas práticas, mentorias e formação empreendedora.
SIGA NOSSO INSTAGRAM @VILAVELHAEMDIA
Participe de nossa comunidade de notícias e promoções no WhatsApp.
Anuncie conosco, valorize o jornalismo regional! Alcance de 1,5 milhão de leitores e
mais de 5 milhões de visualizações.
O projeto é promovido pelo Instituto Livres para Sonhar e tem como objetivo fomentar o empreendedorismo feminino como ferramenta de autonomia financeira e transformação social. As atividades terão início, neste mês e seguem até março de 2026, com oficinas presenciais em Vila Velha (ES).
As participantes terão acesso a formações em áreas como pintura em superfície de alvenaria (residencial e comercial), bolos e doces, unhas em gel, corte de cabelo, escova e maquiagem básica. As mentorias, que acontecem de forma coletiva e individual, abordarão temas como gestão, marketing, finanças e formalização de negócios como MEI. Também serão oferecidos kits empreendedores, apoio psicossocial e certificação ao final do curso. Ao final do curso as participantes estarão capacitadas a aplicar todo o conteúdo recebido e até exercer uma nova profissão.
A programação prevê oficinas aos sábados e durante a semana, com turmas reduzidas para garantir o acompanhamento personalizado. Entre os pré-requisitos para participar estão: ter mais de 18 anos, estar em situação de vulnerabilidade social, financeira, emocional, e ter interesse em empreender ou já atuar informalmente no mercado.
As inscrições são feitas por meio de um formulário online (https://forms.gle/SvzrV1uisraKb1Zy8) e não garantem vaga automática. Após o período de pré-inscrição, será realizada uma triagem para seleção das participantes. A lista das selecionadas será divulgada no Instagram do Instituto (@institutolivresparasonhar).
O encerramento do projeto contará com um evento de formatura em março de 2026, celebrando a trajetória das novas empreendedoras da região.








Comentários