Projeto transforma garrafas PET em canteiros de horta
- Joacles Costa
- 12 de jun.
- 2 min de leitura

Por meio do projeto Horta Geométrica Sustentável, os alunos dos 5ºs anos vivenciam, na prática, ações concretas de cuidado com o meio ambiente, alimentação saudável e reaproveitamento de materiais. Com apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da Prefeitura de Vila Velha, o projeto transforma garrafas PET em canteiros e oferece aulas dinâmicas, educativas e saborosas.
SIGA NOSSO INSTAGRAM @VILAVELHAEMDIA
Participe de nossa comunidade de notícias e promoções no WhatsApp.
As quatro turmas do 5º ano participam ativamente de todas as etapas do projeto: preparam os canteiros com materiais recicláveis — como as garrafas PET que seriam descartadas no meio ambiente —, realizam o plantio, acompanham o crescimento das hortaliças e, ao final, colhem e consomem o que foi cultivado por eles mesmos. Toda a produção é destinada ao consumo interno na própria escola, promovendo, além de aprendizado, uma alimentação mais saudável e consciente.
Anuncie conosco, valorize o jornalismo regional! Alcance de 400 mil leitores e
mais de 3 milhões de visualizações.
A diretora Maria de Lurdes contou com entusiasmo sobre a importância da horta para a formação dos alunos:“É uma satisfação imensa ter essa horta em nossa escola. Ela contribui não apenas para o aprendizado curricular, mas também para a formação cidadã dos nossos alunos, que aprendem a cuidar do meio ambiente, a valorizar a alimentação saudável e a trabalhar em equipe”, afirmou.
O projeto é mantido com o apoio direto da SEMED, que organiza e fortalece as iniciativas de hortas escolares em diversas unidades de ensino. Na UMEF Darcy Ribeiro, a horta tornou-se uma verdadeira sala de aula ao ar livre, onde os alunos aprendem botânica, matemática (por meio da organização geométrica dos canteiros), sustentabilidade e responsabilidade social.
Mais do que uma atividade extracurricular, a Horta Geométrica Sustentável integra o dia a dia dos estudantes, reforçando a ideia de que o cuidado com o meio ambiente deve ser constante. "Aqui, o meio ambiente está presente todos os dias. Os alunos aprendem e colocam em prática tudo o que estudam em sala", reforçou a equipe pedagógica da escola.
Com esse projeto, o Darcy mostra que é possível formar cidadãos mais conscientes e comprometidos com o futuro do planeta — um cuidado que começa dentro da escola e se estende para toda a vida.







Comentários