top of page

Projeto transforma garrafas PET em canteiros de horta


ree

Por meio do projeto Horta Geométrica Sustentável, os alunos dos 5ºs anos vivenciam, na prática, ações concretas de cuidado com o meio ambiente, alimentação saudável e reaproveitamento de materiais. Com apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da Prefeitura de Vila Velha, o projeto transforma garrafas PET em canteiros e oferece aulas dinâmicas, educativas e saborosas.



SIGA NOSSO INSTAGRAM @VILAVELHAEMDIA

Participe de nossa comunidade de notícias e promoções no WhatsApp.


As quatro turmas do 5º ano participam ativamente de todas as etapas do projeto: preparam os canteiros com materiais recicláveis — como as garrafas PET que seriam descartadas no meio ambiente —, realizam o plantio, acompanham o crescimento das hortaliças e, ao final, colhem e consomem o que foi cultivado por eles mesmos. Toda a produção é destinada ao consumo interno na própria escola, promovendo, além de aprendizado, uma alimentação mais saudável e consciente.


Anuncie conosco, valorize o jornalismo regional! Alcance de 400 mil leitores e

mais de 3 milhões de visualizações.



A diretora Maria de Lurdes contou com entusiasmo sobre a importância da horta para a formação dos alunos:“É uma satisfação imensa ter essa horta em nossa escola. Ela contribui não apenas para o aprendizado curricular, mas também para a formação cidadã dos nossos alunos, que aprendem a cuidar do meio ambiente, a valorizar a alimentação saudável e a trabalhar em equipe”, afirmou.




O projeto é mantido com o apoio direto da SEMED, que organiza e fortalece as iniciativas de hortas escolares em diversas unidades de ensino. Na UMEF Darcy Ribeiro, a horta tornou-se uma verdadeira sala de aula ao ar livre, onde os alunos aprendem botânica, matemática (por meio da organização geométrica dos canteiros), sustentabilidade e responsabilidade social.


Mais do que uma atividade extracurricular, a Horta Geométrica Sustentável integra o dia a dia dos estudantes, reforçando a ideia de que o cuidado com o meio ambiente deve ser constante. "Aqui, o meio ambiente está presente todos os dias. Os alunos aprendem e colocam em prática tudo o que estudam em sala", reforçou a equipe pedagógica da escola.


Com esse projeto, o Darcy mostra que é possível formar cidadãos mais conscientes e comprometidos com o futuro do planeta — um cuidado que começa dentro da escola e se estende para toda a vida.




Comentários


bottom of page