Rendeiras da Barra do Jucu prometem novidades para o evento Vilazinha Cultural
- Redação

- 15 de mar. de 2024
- 3 min de leitura

Evento acontece neste sábado, 16, na Prainha, em Vila Velha. E terá novidades em produtos exclusivos com a renda manual produzida na Barra do Jucu.
Você conhece a renda de bilro? Sabe como é feita e que equipamento utilizamos para produzi-la? E que aqui em Vila Velha tem um grupo com mais de 50 pessoas envolvidas na produção desta renda?

Se você ainda não conhece esta arte e tudo que envolve a sua cultura, então visite a Vilazinha Cultural, um evento artístico e gastronômico que acontece no próximo sábado, 16 de março, e que vai contar com a participação das rendeiras da Barra do Jucu. Será de 14 às 19 horas, na Pousada Vilazinha, Prainha, Vila Velha.
continua após a publicidade
O Projeto Barra de Renda leva para o evento todo o universo da renda de bilro, sua história, o movimento para resgatar este ofício praticamente desaparecido do nosso Estado assim como o modo de fazer, a beleza e o encantamento das peças que o grupo está produzindo.
“A renda de bilro é muito mais que um produto. É história, beleza e muita afetividade envolvida na sua produção. Por isso vale a pena participar do evento e conhecer um pouco do nosso projeto e do que vamos apresentar ao público”, afirma Regina Ruschi, coordenadora do Barra de Renda.
continua após a publicidade
O grupo vai levar para a Vilazinha Cultural peças criadas pelo Núcleo de Produção do Barra de Renda. “Temos um grupo que se dedica à criação de novas peças e tem muita novidade para pessoas que aliam beleza e exclusividade”, promete Regina.
Divulgar a cultura da renda de bilro, que é produzida manualmente pelas mulheres que participam do projeto, para eventos públicos, faz parte das metas que o projeto aprovou no Fundo Estadual de Cultura, Edital 04/22 – Valorização das Culturas Tradicionais do Espírito Santo - SECULT ES.
Além das rendeiras de bilro, o evento reúne artistas e artesões de várias modalidades. E também atrações musicais, e neste sábado quem se apresenta é Pedrinho Nó na Madeira com um show de samba e chorinho.
continua após a publicidade
O resgate
O Grupo Barra de Renda surgiu a partir da iniciativa de se consolidar o resgate da técnica da Renda de Bilro na Barra do Jucu, em Vila Velha. Este ofício já foi a principal fonte de renda das mulheres da comunidade até meados dos anos 70 e com o tempo foi perdendo a representatividade.
O projeto originou-se de uma pesquisa realizada em 2014 pela arquiteta Regina Ruschi e contou com a dedicação das mestras Rosa Leão Malta e Enedina França de Paiva.
Atualmente são mais de 50 pessoas envolvidas no projeto, incluindo mestras, oficineiras e aprendizes de todas as idades, que se dedicam a compartilhar saberes vislumbrando a perpetuação desta riqueza cultural.
Serviço:
Vilazinha Cultural –
16 de março/24 – Sábado
De 14 às 19 h
Pousada Vilazinha, Rua Vasco Coutinho, 163 – Prainha – VV – ES
Feira de Produtos artesanais e atrações musicais
Aberto ao público – Entrada Gratuita
Projeto Barra de Renda
Aberto de quinta a sexta – 14 às 17 h e aos sábados – 9 às 11 h
Rua Vasco Coutinho, sn, anexo à Unidade de Saúde, Barra do Jucu – VV- ES
Saiba mais:
Facebook – Barra de Renda
Instagram- @barraderenda
Youtube: Barra de Renda
-------------------------------
→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o VVemDia não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade oficial de governos. Fazer jornalismo custa caro. Contribua, anunciando ou doando para esse projeto de informação de qualidade à sociedade. Informações contato@vilavelhaemdia.com.br ou pelo WhatsApp (27)30727561







Comentários