“Vila Velha precisa de um plano de desenvolvimento do município" diz presidente da Assevila
- Redação
- 12 de mai. de 2023
- 2 min de leitura

“Vila Velha precisa de um plano de desenvolvimento que seja do município, independente da gestão que assuma”, diz presidente da Assevila
A Associação Empresarial de Vila Velha (Assevila) promoveu a 15ª edição do Café Empresarial Assevila, com o tema “Governança Pública e Desenvolvimento de Vila Velha”. Em uma manhã de debates sobre o futuro do município, o evento contou com um painel com o prefeito Arnaldinho Borgo e o presidente da VPorts (antiga Codesa), Ilson Hulle.
O evento foi realizado no HUB+ Conetca Vila Velha, no Shopping Praia da Costa, espaço que vai abrigar startups de vários segmentos. Uma iniciativa da Assevila para fomentar a inovação no município canela verde.
Durante a abertura do Café Empresarial, o presidente da Assevila, Marco Túlio Ribeiro Fialho, destacou a importância do diálogo do setor empresarial com o poder público para o desenvolvimento do município, sendo essencial o estabelecimento de uma agenda permanente de desenvolvimento.
“Vila Velha precisa de um plano de desenvolvimento que seja do município, independente da gestão que assuma. O setor produtivo está à disposição para esse diálogo. A governança pública é um dos eixos dessa agenda e a proposta é a integração com o poder público para melhorar emprego, renda e trazer oportunidades para todos”, disse Marco Tulio.
A Agenda Integrada de Desenvolvimento, explicou o presidente, foi elaborada em conjunto pela Assevila com entidades empresariais, civis e poder público, aborda diversos temas relacionados ao município, como governança pública, infraestrutura e serviços essenciais, desenvolvimento econômico e turismo, e é constantemente atualizada de acordo com o cenário econômico e social.
O presidente da VPorts, Ilson Hulle, destacou o potencial do município em desenvolver projetos na área de logística, especialmente a portuária. Segundo ele, a concessão da Codesa para a iniciativa privada, ocorrida em 2022, vem atraindo diversos empreendimentos que encontravam entraves para se instalarem no Porto de Vitória, que movimenta cerca de 90% das suas cargas no terminal de Vila Velha.
“No setor de automóveis, por exemplo, quase 35% dos carros importados do Brasil estão entrando por Vila Velha. É um setor que está pulsando e querendo estrutura no município. Cerca de 25% dos fertilizantes também já entram no Brasil por Vila Velha”, ressaltou Ilson.
Entre os investimentos futuros, o representante da Vports destacou o Consórcio Navegantes Logística, para a implantação de terminais de granéis líquidos combustíveis no Cais do Atalaia. O investimento de R$ 550 milhões deve movimentar de 350 a 400 caminhões-tanque por dia, segundo Hulle.
Ao mesmo tempo, a Vports negocia parcerias para a melhoria do acesso logístico ao porto, com foco na ampliação do modal ferroviário. “Assinamos um memorando de intenções com a VLI Logística para investimento nos ramais ferroviários, com conexão até a estrada de ferro Vitória-Minas, prevendo retirar do fluxo rodoviário de 5 a 6 milhões de toneladas que hoje passam pela única ponte de acesso ao porto”, concluiu Ilson Hulle.
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