Vilavelhense leva ouro em feira científica nacional e irá representar o Brasil na China
- Redação

- 11 de jul.
- 1 min de leitura

O jovem capixaba João Emanuel Coslop Camporez, de 12 anos, tem se destacado como uma verdadeira promessa da ciência nacional. Aluno do UP Vila Velha e Cientista Júnior do INALC – Instituto Nacional Leva Ciência, João conquistou o 1º lugar na categoria Ciências Sociais da EXPOCETI, Exposição de Ciências, Engenharia, Tecnologia e Inovação realizada em Pernambuco.

SIGA NOSSO INSTAGRAM @VILAVELHAEMDIA
Participe de nossa comunidade de notícias e promoções no WhatsApp.
Como prêmio, João recebeu a credencial para representar o Espírito Santo na FEBRACE, a maior feira científica do país, que acontecerá em março de 2026.
O projeto que lhe rendeu essa conquista se chama JetOlimpyad, um aplicativo criado para democratizar o acesso às olimpíadas científicas, facilitando a vida de alunos, professores e comunidades interessadas nesse universo.
Anuncie conosco, valorize o jornalismo regional! Alcance de 1,5 milhão de leitores e
mais de 5 milhões de visualizações.
João já acumula mais de 90 premiações em áreas como matemática, química, física, astrofísica e pensamento computacional. Em 2024, foi destaque na Mostramazonia em Macapá, garantindo o 3º lugar e sua entrada na EXPOCETI.
E sua trajetória segue ascendente: com o ouro nas olimpíadas OBR, Bebras e NJIO, foi selecionado para representar o Brasil na etapa internacional da NJIO, que ocorrerá na China em dezembro de 2026.

O aplicativo está em fase de protótipo e não será amplamente divulgado por enquanto, visando garantir a segurança da ideia e o amadurecimento do projeto. João segue em constante aprendizado, moldando ferramentas que podem transformar o caminho de muitos estudantes.







Comentários