Alunos de VV detectam asteroides em programa internacional com a NASA
- Redação

- 29 de set.
- 2 min de leitura

Uma equipe formada por crianças capixabas e do Distrito Federal identificou dois asteroides preliminares em imagens astronômicas como parte do programa Caça-Asteroides, iniciativa de ciência cidadã promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com a NASA e o International Astronomical Search Collaboration (IASC). O relatório com as detecções foi divulgado na última sexta-feira (26).
SIGA NOSSO INSTAGRAM @VILAVELHAEMDIA
Participe de nossa comunidade de notícias e promoções no WhatsApp.
Anuncie conosco, valorize o jornalismo regional! Alcance de 1,5 milhão de leitores e
mais de 5 milhões de visualizações.
Os jovens cientistas analisaram imagens captadas por telescópios, incluindo o do Havaí, por meio da plataforma Astrométrica, buscando pontos de luz em movimento que indicam a presença de asteroides ainda não catalogados.
As descobertas serão avaliadas pelo Minor Planet Center pelos próximos cinco anos. Se confirmadas, a equipe poderá sugerir nomes para os objetos celestes.
A equipe é composta por seis estudantes de Vila Velha e dois de Brasília: João Emanuel Coslop Camporez (12 anos, Escola UP), Marcelo Drumond Lemos David Soares Gomes (10 anos, Maple Bear), Pedro Drumond Lemos David Soares Gomes (8 anos, Maple Bear), Ana Luiza Máximo Aguiar (12 anos, Colégio Batista Brasil), Antônio Donadia Cuquetto (13 anos, Escola UP Jardim da Penha), João Donadia Cuquetto (8 anos, Escola Sesi), Letícia Resende Gauer (Colégio Veritas Brasília - DF) e Rafael Resende Gauer (Colégio Veritas Brasília - DF).
Apaixonados por ciência e tecnologia, os participantes se uniram por afinidade com a área STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática) e decidiram participar da campanha. Como reconhecimento, a equipe será premiada em Brasília no dia 22 de outubro, durante evento oficial.
O programa Caça-Asteroides tem como objetivo popularizar a ciência e envolver estudantes na defesa planetária e na pesquisa sobre a origem do Sistema Solar, sem exigir conhecimento prévio em astronomia.
Asteroides
"Os asteroides podem ser definidos como restos de matéria da formação do sistema solar (cerca de 4.6 bilhões de anos atrás) que não conseguiram se unir para formar planetas." (PUC/RS).






Comentários