top of page

Após alagamentos, PMVV anuncia desassoreamento de ‘valão’




A Prefeitura de Vila Velha admitiu em seu site, o que muitos leitores já denunciavam, a falta de manutenção preventiva e periódica para evitar os alagamentos vivenciados na cidade recentemente.


Nossa equipe mesmo, no domingo, 21 de janeiro, ficou 5 horas presa em alagamento entre Santa Mônica x Coqueiral de Itaparica. “Mais de 20 carros ficaram ilhados, não conseguiam ir para frente nem para trás por estar tudo alagado. O valão transbordou e não se conseguia passar. Valão que há meses não se vê manutenção periódica, limpeza do mesmo e os bueiros ao redor, todos cheios de lama e areia. A chuva veio e não teve para onde escoar” comenta o jornalista Douglas Dantas.





continua após a publicidade


continua após a publicidade


Na matéria, a PMVV admite que só agora, “COMEÇOU (grifo nosso), na terça-feira (30), o serviço de desassoreamento do trecho final do Canal Guaranhuns. O trabalho, que deve durar uma semana, será realizado no trecho, com pouco mais de 600 metros, que começa na Fundação Bradesco e vai até a Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) Guaranhuns. Medida que visa garantir o fluxo contínuo das águas da chuva das redes de drenagem até a maré”.


Apesar da previsibilidade de o verão em Vila Velha ser sempre chuvoso, só a partir de 30/01 que a PMVV iniciou uma ação que já deveria ter sido executada. 


“A intervenção da prefeitura compreende a remoção de areia, lodo, restos de espécies vegetais ou outros detritos que, além de diminuírem a profundidade do canal, também atrapalham o escoamento das águas até a estação de bombeamento”. 


O trecho acima também contradiz a PMVV que sempre culpa o munícipe pela sujeira, ignorando que a rede fluvial recebe detritos sem necessariamente ter tido a ação humana indevida, necessitando assim de manutenção e limpeza periódicas.


Na reportagem, a secretária de Obras, Menara Cavalcante justifica que “o Canal Guaranhuns é um dos três principais canais de Vila Velha que estão com obras de macrodrenagem do Governo do Estado, que inclui ainda o Marinho e o Aribiri. Dessa forma, na parte do Canal Guaranhuns que está passando por obras de impermeabilização envolvendo a macrodrenagem, a prefeitura fica impossibilitada de promover ações, como desassoreamento”.

continua após a publicidade


Cabe ainda frisar que Vila Velha possui legislação que permite multar, inclusive pedestres, pessoa física, que jogar lixo em local indevido. Logo, se existe tanta sujeira como demonstrado pela PMVV, também há grave falha na fiscalização e punição. O que não se pode é a maioria da população, estando correta, sofrer constantemente pela negligência do poder público que praticamente não pune os ‘sujões’ e realiza uma manutenção falha que não atende às necessidades do município.


Por fim, é preciso questionar também a execução do programa Alagamento Zero, inclusive cabe aos vereadores essa fiscalização, que prometia se não resolver, amenizar a situação justamente promovendo limpeza de galerias fluviais e valões ao custo de R$45 milhões. Passado apenas um ano do anúncio, apenas em janeiro, Vila Velha teve dois graves alagamentos, inclusive com moradores perdendo tudo em suas casas e vários motoristas com prejuízos.



-------------------------------

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o VVemDia não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade oficial de governos. Fazer jornalismo custa caro. Contribua, anunciando ou doando para esse projeto de informação de qualidade à sociedade. Informações contato@vilavelhaemdia.com.br ou pelo WhatsApp (27)30727561


2 Comments


Roberto Corsini
Roberto Corsini
Feb 01, 2024

O prefeito tem que tomar vergonha na lata e tampar esses valões que é uma vergonha para o município, quando está tudo alagado, corre o risco de carros caírem no valão por não saber o que é rua e o que é vala, além de que é uma enorme contaminação de moscas que vão para as casas, crianças brincando próximo e pegando bolas e outros brinquedos que caem dentro, e por fim esse cartão postal que turistas apreciam. E o prefeito falando em fazer um campo a nível do Rio Branco, qual seria prioridade? Tá de brincadeira né.

Like
Roberto Corsini
Roberto Corsini
Feb 01, 2024
Replying to
Like
bottom of page