top of page

Coçar os olhos pode causar ceratocone, alerta oftalmologista do HEVV


ree

Você tem o hábito de coçar os olhos? Atenção: esse simples gesto pode causar ceratocone, uma doença ocular degenerativa que afina e deforma progressivamente a córnea, comprometendo a visão.



SIGA NOSSO INSTAGRAM @VILAVELHAEMDIA

Participe de nossa comunidade de notícias e promoções no WhatsApp.


O oftalmologista Dr. Rodrigo Amador, do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), destaca que embora o ceratocone tenha origem genética, o ato contínuo de esfregar os olhos pode acelerar ou até desencadear o problema. “Em casos avançados, há risco de perda significativa da visão e necessidade de transplante de córnea”, explica.


Anuncie conosco, valorize o jornalismo regional! Alcance de 1,5 milhão de leitores e

mais de 5 milhões de visualizações.



A coceira nos olhos é comum em pessoas com alergias como rinite, sinusite e dermatite. O especialista alerta: “Ao coçar, o atrito pode causar alterações anatômicas e estruturais na córnea. Por isso, controlar as alergias e evitar esfregar os olhos é essencial para a saúde ocular.”



Os principais sintomas do ceratocone incluem visão embaçada, sensibilidade à luz e piora da visão noturna. O diagnóstico precoce — possível em consultas de rotina — é fundamental, especialmente entre crianças e adolescentes, que são os mais afetados.


Neste mês de junho, a campanha Junho Violeta reforça a importância da conscientização sobre o ceratocone e da prevenção através de hábitos saudáveis.


Atendimento no HEVV


Referência em oftalmologia no Espírito Santo, o HEVV oferece atendimento completo pelo SUS: consultas, exames, cirurgias e pronto-socorro oftalmológico 24h. Para acessar o serviço, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, que fará o encaminhamento para a Secretaria Estadual de Saúde (SESA).






Comentários


bottom of page