top of page

Frei e pastor de Vila Velha são os primeiros a tomarem a quarta dose da vacina


ree


O Governo do Espírito Santo deu início nesta segunda-feira (21) a mais uma etapa no enfrentamento à Covid-19. Em ato solene, idosos receberam a quarta dose da vacina (ou segunda dose de reforço), que passa a ser disponibilizada para o público acima dos 60 anos de idade.


Atualmenre apenas pessoas imunucomprometidos (pacientes oncológicos, hiv etcs) estavam aptos a receberem a quarta dose.


Um dos primeiros a receber a quarta dose foi o frei mais antigo do Convento da Penha em atividade, Pedro Hengel, de 85 anos. Ele destacou que tomar a vacina é um ato de responsabilidade. “Cuidamos de nós mesmos e do próximo. Isso deve ser uma prática em nossas vidas, pois assim nossa sociedade será sempre melhor", comentou.


O pastor Kemuel Sotero, de 74 anos, que atua na Assembleia de Deus de Aribiri e também recebeu a dose, salientou a importância de se acreditar na ciência. “Não devemos politizar a questão da vacina. Temos que acreditar na sua eficácia e nos proteger e assim estaremos protegendo nosso próximo também", pontuou.


“Em torno de 500 mil pessoas poderão tomar a quarta dose da vacina. Essa dose não é obrigatória, mas é uma oportunidade, pois esse grupo é o mais suscetível à doença. Ao mesmo tempo, será possível contribuir com dados para uma pesquisa que envolve o Ministério da Saúde, a OPAS [Organização Pan-Americana da Saúde] e a Universidade Federal do Espírito Santo, que visa a entender qual a resposta imunológica que esse grupo terá”, afirmou o governador.


Importância


A decisão sobre a quarta dose está fundamentada em evidências científicas e clínicas que apontam a eficácia e a segurança da aplicação, além da necessidade de adequação do esquema vacinal em idosos, devido ao "envelhecimento" do sistema imunológico, que possibilita o maior risco de adoecimento e de complicações da doença nesse grupo mais vulnerável.


Municípios


A Secretaria da Saúde (Sesa) informa que a distribuição de doses para a quarta dose aos municípios se iniciará na próxima quarta-feira (23), juntamente à distribuição das doses da Influenza. No entanto, os municípios que tiverem doses em estoque podem iniciar a vacinação.


Vila Velha ainda não divulgou esquema para vacinação da quarta dose dos idosos.


Texto e fotos: Divulgação Sesa/Governo ES

Foto:

Comentários


bottom of page