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Geopolítica na escola: estudantes simulam reunião da ONU




Uma simulação de reunião de funcionamento da Organização das Nações Unidas (ONU) levou aprendizado e conhecimento mobilizou turmas do 9º ano do Ensino Fundamental até o 2º ano do Ensino Médio nos últimos dias da MiniOnu 2025.


A ação foi realizada pelo Centro Educacional Primeiro Mundo, em Vila Velha e Vitória e teve como objetivo proporcionar uma imersão no universo da diplomacia, das relações internacionais e dos grandes temas que marcam a geopolítica mundial, além de aprimorar a conversação na língua inglesa por parte dos jovens estudantes.



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Durante o evento, os estudantes assumiram papéis como delegados de diferentes países, membros da imprensa e representantes de mesa, debatendo temas atuais como mudanças climáticas, segurança internacional, conflitos armados e direitos humanos. A simulação foi dividida em diferentes comitês temáticos, permitindo que os alunos se aprofundassem nos dilemas contemporâneos globais.


"Como professora de Geografia do 9º ano e Ensino Médio, vejo na simulação de geopolítica uma oportunidade única de inserir os estudantes em um ambiente diplomático que espelha o funcionamento da ONU", explicou Carla Fuentes, professora responsável pela atividade. "Os alunos têm a chance de defender posições diversas, o que amplia suas visões de mundo e promove um aprendizado mais profundo sobre questões políticas, históricas, geográficas e culturais. É uma experiência enriquecedora e que contribui significativamente para a formação acadêmica e pessoal deles”, completou.

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Debates em inglês e criação de perfil no Instagram


Um dos destaques da MiniOnu foi a realização de sessões inteiras conduzidas exclusivamente em inglês, desafiando os participantes a defenderem seus pontos de vista em um idioma estrangeiro. A proposta reforçou o caráter internacional do evento e estimulou ainda mais o desenvolvimento das habilidades linguísticas, de argumentação e de oratória dos estudantes.


Para Guilherme Freitas, aluno do 2º ano do Ensino Médio, a experiência vai além dos conteúdos aprendidos: "A MiniOnu é um trabalho muito importante para nosso desenvolvimento, não só como alunos, mas também como pessoas. Desenvolveu muito nosso trabalho em equipe e nossa fluência na língua inglesa, sem contar o esforço colocado por cada um que participou”.

O engajamento dos jovens foi tão grande que eles criaram um perfil no Instagram (@onucompm) para dar dicas de dress code e termos específicos em inglês, compartilhar bastidores e atualizações dos debates e divulgar a experiência como um todo.







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