top of page

Janeiro Branco| Prefeitura reforça apoio à saúde mental




ree


Durante a campanha Janeiro Branco, a Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha destaca a importância do acesso aos serviços de saúde mental, disponíveis por meio de demanda espontânea. Os moradores podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima para iniciar o processo de acolhimento e avaliação. Uma equipe multiprofissional definirá o atendimento adequado para cada caso, considerando a gravidade e complexidade do quadro clínico. Atendimentos em grupo são priorizados, mas, em casos específicos, podem ser indicadas terapias individuais, apoio do Ambulatório de Saúde Mental ou serviços do CAPS para casos graves e persistentes.


Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Vila Velha contam com uma equipe composta por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, médicos e técnicos de enfermagem. O foco é a reabilitação psicossocial, com ênfase em intervenções terapêuticas coletivas e fortalecimento da autonomia e inclusão social dos usuários.


O Ambulatório de Saúde Mental é uma iniciativa pioneira no município, oferecendo atendimento especializado seguindo a lógica psicossocial, com médicos clínicos experientes em saúde mental e uma equipe multiprofissional atuando de forma integrada com a Atenção Primária à Saúde (APS). Em casos de urgências psiquiátricas, as pessoas podem procurar as unidades de pronto atendimento (UPAs) da cidade, como a UPA Riviera da Barra, o Pronto Atendimento da Glória e o Pronto Atendimento de Cobilândia.



SIGA NOSSO INSTAGRAM @VILAVELHAEMDIA

Participe de nossa comunidade de notícias e promoções no WhatsApp.



Grupo Condutor de Saúde Mental

O Grupo Condutor, criado para colaborar na cogestão das ações entre os serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), planeja, monitora e coordena as atividades da rede, garantindo atendimento contínuo e de qualidade aos usuários. A criação do grupo visa fortalecer a comunicação entre diferentes pontos de atenção e acompanhar a implementação de políticas públicas de saúde mental de forma colaborativa, contribuindo para uma rede eficiente e humanizada.


Resultados Positivos

Em janeiro do ano passado, foi instituído o Grupo Condutor Municipal de Saúde Mental, uma iniciativa inédita para articular estrategicamente os pontos de atenção na cogestão do desenvolvimento da RAPS em Vila Velha. Após um ano de atuação, foram observados avanços nos processos de trabalho em saúde mental do município.


A criação do Protocolo Municipal de Atenção à Crise em Saúde Mental é um dos avanços alcançados. O documento estabelece diretrizes para a identificação, manejo e intervenção em crises de saúde mental, assegurando um atendimento eficaz, ágil e humanizado às pessoas em sofrimento psíquico ou com transtornos mentais.


O Grupo também desenvolveu um fluxo de atendimento a usuários desinstitucionalizados devido à reorganização dos Hospitais Psiquiátricos de Custódia, atendendo à resolução CNJ nº 487/2023, e norteando a assistência a pessoas com transtornos mentais em conflito com a lei.



Outras iniciativas realizadas em 2024 incluem a avaliação dos processos de trabalho em saúde mental e a realização de uma oficina de planejamento para qualificação da RAPS. Tarciana Martins, gerente dos serviços da Atenção Especializada da Secretaria de Saúde de Vila Velha, explica que o Grupo Condutor Municipal de Saúde Mental conta com representantes de todas as regiões de saúde, da atenção primária e especializada, e de diversos setores da Secretaria Municipal de Saúde.


"A criação do grupo configura-se como uma estratégia eficaz de operacionalização da Rede de Atenção Psicossocial na cidade, possibilitando avanços históricos", destaca Tarciana Martins. Ela reforça que a coletivização dos processos de gestão e o direcionamento da política de saúde mental têm sido fundamentais para o fortalecimento da rede de saúde mental em Vila Velha.


Experiência Compartilhada

A experiência da criação do Grupo Condutor de Saúde Mental em Vila Velha foi selecionada para integrar a "Mostra Virtual Nós na Rede", uma iniciativa do Ministério da Saúde e executada pelo Núcleo de Saúde Mental Álcool e Drogas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Brasília). O objetivo é mobilizar trabalhadores a compartilhar, refletir e debater sobre as experiências produzidas, reconhecendo dificuldades, dúvidas e sentimentos vivenciados. A Mostra está prevista para ocorrer neste mês.


Com informações da assessoria da PMVV Texto: Márcia Almeida / Foto: Freepik






Comentários


bottom of page