top of page

Pesquisa identifica desafios na contratação de profissionais em Vila Velha

Atualizado: 23 de jun. de 2023


ree

A qualificação da mão de obra é um dos grandes desafios do mercado de trabalho. Essa percepção pode ser comprovada em uma pesquisa realizada pela Associação de Empresários de Vila Velha (Assevila) em parceria com a Faculdade Novo Milênio.

Levantamento realizado com 36 estabelecimentos empresariais apontou que as principais dificuldades encontradas em relação à mão de obra dizem respeito à baixa qualificação. Dos gestores entrevistados, 86,11% apontaram a baixa qualificação como fator preponderante do problema da mão de obra.


Durante a pesquisa foram mapeados os principais profissionais que os empresários da cidade possuem dificuldade em contratação. São citados de pizzaiolo à fisioterapeutas. (Veja abaixo).


Os empresários ainda ponderam os principais problemas encontrados na contratação desses profissionais: resistência à mudança, baixa qualificação, falta de comprometimento, falta de experiência, falta de formação na área, dificuldade de lidar com pessoas.


---------- continua após publicidade ----------


Projeto


A coordenadora do Conselho de Educação e Assistência Social da Assevila, Renata Frechiani, explicou que o objetivo da pesquisa foi de responder quais são as principais dificuldades que os gestores enfrentam em relação à mão de obra e como elas impactam no desempenho e resultados da empresa. “A partir desse mapeamento é possível capacitar a mão de obra local, objetivando a geração de emprego e renda, contribuindo assim para o desenvolvimento do município. Assim é possível propor soluções para os problemas sociais, em busca de uma cidade melhor, de um cidadão melhor”, disse Renata.


A partir dos resultados do projeto-piloto, a Assevila prevê lançar em setembro o projeto Assevila nos Bairros em escala maior, podendo ampliar suas parcerias com as faculdades e universidades, com objetivo de trazer mais parcerias em sua rede de solidariedade e gerar oportunidades de qualificação no mercado de trabalho.


---------- continua após publicidade ----------

OS CARGOS MAIS BUSCADOS PELOS EMPRESÁRIOS:

Comércio em geral: Vendedor, gerente de loja, RH, cargo de atendimento, supervisor, assistente de vendas, operador de caixa, assessor de tecnologia, cargos relacionados à administração.


Estética: profissional de sobrancelha, esteticista.

Engenharia elétrica e civil: cargo de Visual Merchandising, de oficial eletricista, artífice, engenheiros e arquitetos com experiências na área de atuação e Técnico em automação.


Saúde: Fisioterapeuta na área pediátrica, fisioterapia respiratória, fisioterapia neuro, terapeuta ocupacional e Fonoaudiólogo.


Gastronomia: atendimento ao cliente, ajudantes, auxiliares, balconistas, padeiro, confeiteiro, salgadeira, caixa e grande necessidade de qualificação de pessoal na área técnica como pizzaiolo, por exemplo.






Comentários


bottom of page