top of page

Primeira agroindústria de mel de Vila Velha recebe certificação


ree

Vila Velha já conta com sua primeira agroindústria de beneficiamento de mel, fruto do trabalho da família Agnez. Localizado em Vila Batista, o Apiário Agnez vai receber a matéria-prima das caixas de abelha e transformá-la em mel e própolis. O evento de certificação aconteceu na sede da empresa.


SIGA NOSSO INSTAGRAM @VILAVELHAEMDIA

Participe de nossa comunidade de notícias e promoções no WhatsApp.


Anuncie conosco, valorize o jornalismo regional! Alcance de 1,5 milhão de leitores e

mais de 5 milhões de visualizações.



O responsável pela empreendimento é o apicultor Francisco de Assis Agnez. Ele explicou os objetivos da agroindústria. “Nossa estimativa é de produzirmos oito toneladas de mel por ano. Queremos ainda trazer outros apicultores para retirar o mel deles na nossa agroindústria. Estamos trabalhando para ampliar o número de apiários e assim garantirmos uma produção mais equilibrada”, destacou Francisco, que hoje conta com familiares em sua equipe.



A partir da certificação emitida pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), da Secretaria de Agricultura e Pesca da Prefeitura de Vila Velha, a produção está legalizada e apta para comercialização em supermercados e outros estabelecimentos.





“Para nós a certificação do SIM foi fundamental como agente facilitador, no tocante aos desembaraços burocráticos. Espero sempre contar com a seriedade no trato com os nossos produtos, nos orientando e ajudando a produzir alimentos com qualidade, já que nosso objetivo maior é servir cada vez melhor os nossos clientes”, afirmou o empreendedor.




Ele disse que o incentivo para a criação da agroindústria para beneficiar mel e própolis veio do prefeito Arnaldinho Borgo.


O prefeito Arnaldinho veio fazer a entrega do calçamento de uma rua, e observou minhas caixas para abelhas. Ele perguntou se eu era apicultor, e eu expliquei para ele as dificuldades de regularização de uma agroindústria. De pronto o prefeito Arnaldinho respondeu que iria providenciar a estruturação necessária e criou a Secretaria de Agricultura e Pesca, que tem o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), possibilitando a abertura do nosso empreendimento”, relatou o apicultor.

Arnaldinho, que esteve presente na inauguração, destacou a importância da certificação. “A primeira agroindústria de beneficiamento de mel certificada em Vila Velha é um símbolo do processo de transformação que estamos conduzindo na cidade. Com o trabalho do Serviço de Inspeção Municipal, a família Agnez agora pode comercializar seus produtos legalmente em todo o município. Assim como o senhor Francisco ergueu seu empreendimento com o apoio de toda a família, construído a muitas mãos, também estamos construindo Vila Velha dessa forma: juntos. Seu Francisco é um verdadeiro exemplo canela-verde para todos os capixabas”, afirmou o prefeito.


O evento de certificação do Apiário Agnez aconteceu na última segunda-feira (24), na própria empresa, e, além do prefeito, contou com a presença do secretário de Agricultura e Pesca da Prefeitura de Vila Velha, Douglas Pinheiro, além do subsecretário de Agricultura e Pesca, Guilherme Galdino, dentre outras autoridades. Também marcaram presença representantes da Associação de Meliponicultura do Estado do Espirito Santo (AMES-ES).

Comentários


bottom of page