Primeira agroindústria de mel de Vila Velha recebe certificação
- Redação

- há 3 dias
- 2 min de leitura

Vila Velha já conta com sua primeira agroindústria de beneficiamento de mel, fruto do trabalho da família Agnez. Localizado em Vila Batista, o Apiário Agnez vai receber a matéria-prima das caixas de abelha e transformá-la em mel e própolis. O evento de certificação aconteceu na sede da empresa.
SIGA NOSSO INSTAGRAM @VILAVELHAEMDIA
Participe de nossa comunidade de notícias e promoções no WhatsApp.
Anuncie conosco, valorize o jornalismo regional! Alcance de 1,5 milhão de leitores e
mais de 5 milhões de visualizações.
O responsável pela empreendimento é o apicultor Francisco de Assis Agnez. Ele explicou os objetivos da agroindústria. “Nossa estimativa é de produzirmos oito toneladas de mel por ano. Queremos ainda trazer outros apicultores para retirar o mel deles na nossa agroindústria. Estamos trabalhando para ampliar o número de apiários e assim garantirmos uma produção mais equilibrada”, destacou Francisco, que hoje conta com familiares em sua equipe.
A partir da certificação emitida pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), da Secretaria de Agricultura e Pesca da Prefeitura de Vila Velha, a produção está legalizada e apta para comercialização em supermercados e outros estabelecimentos.
“Para nós a certificação do SIM foi fundamental como agente facilitador, no tocante aos desembaraços burocráticos. Espero sempre contar com a seriedade no trato com os nossos produtos, nos orientando e ajudando a produzir alimentos com qualidade, já que nosso objetivo maior é servir cada vez melhor os nossos clientes”, afirmou o empreendedor.
Ele disse que o incentivo para a criação da agroindústria para beneficiar mel e própolis veio do prefeito Arnaldinho Borgo.
O prefeito Arnaldinho veio fazer a entrega do calçamento de uma rua, e observou minhas caixas para abelhas. Ele perguntou se eu era apicultor, e eu expliquei para ele as dificuldades de regularização de uma agroindústria. De pronto o prefeito Arnaldinho respondeu que iria providenciar a estruturação necessária e criou a Secretaria de Agricultura e Pesca, que tem o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), possibilitando a abertura do nosso empreendimento”, relatou o apicultor.
Arnaldinho, que esteve presente na inauguração, destacou a importância da certificação. “A primeira agroindústria de beneficiamento de mel certificada em Vila Velha é um símbolo do processo de transformação que estamos conduzindo na cidade. Com o trabalho do Serviço de Inspeção Municipal, a família Agnez agora pode comercializar seus produtos legalmente em todo o município. Assim como o senhor Francisco ergueu seu empreendimento com o apoio de toda a família, construído a muitas mãos, também estamos construindo Vila Velha dessa forma: juntos. Seu Francisco é um verdadeiro exemplo canela-verde para todos os capixabas”, afirmou o prefeito.
O evento de certificação do Apiário Agnez aconteceu na última segunda-feira (24), na própria empresa, e, além do prefeito, contou com a presença do secretário de Agricultura e Pesca da Prefeitura de Vila Velha, Douglas Pinheiro, além do subsecretário de Agricultura e Pesca, Guilherme Galdino, dentre outras autoridades. Também marcaram presença representantes da Associação de Meliponicultura do Estado do Espirito Santo (AMES-ES).







Comentários