O Super Prefeito | Do 'caderno' ao time escolar. Do café na obra às redes sociais.
- Redação

- 6 de out. de 2023
- 2 min de leitura

Já diria a máxima, quem não é visto, não é lembrado. Se depender disso, o "super prefeito” de Vila Velha, Arnaldo Borgo Filho, será um dos mais votados do país em sua possível reeleição em 2024.
Desde antes das eleições, o atual prefeito mantém uma estratégia forte de superexposição pública. Seja nas redes sociais, seja offline, se isso hoje em dia for possível.
Nessa última semana, uma das polêmicas sobre a exposição de sua imagem foi o trabalho escolar desenvolvido pela Unidade Municipal de Ensino Infantil (Umei) Tia Nenzinha, localizada no bairro Divino Espírito Santo. As crianças tinham que preencher um exercício em que identificavam o chefe do executivo como Super Prefeito, inclusive com a imagem colorida de Arnaldinho.
O fato acima se soma a logomarca do prefeito estampada em um time escolar de uma das turmas da UMEF Francelina Setúbal meses atrás. Nas costas dos adolescentes, bem visível, lá estava ele, Arnaldinho Borgo.
Nas redes sociais, a exposição é constante, anunciando e divulgando como um garoto propaganda todas, ou quase todas, as ações da Prefeitura. Outra ação recente foi a maioria dos perfis públics no Instagram das escolas municipais ter compartilhado um vídeo do perfil pessoal do Prefeito sobre o bolsa aluno, ampliando o alcance de sua imagem para o máximo possível de pais e alunos da cidade, reforçando mais uma vez sua imagem, utilizando os perfis das escoas.
No caso do bolsa aluno, por exemplo, as escolas replicaram o video que está apenas no perfil do próprio Prefeito, ele informando o caso, e não a postagem da PMVV, em que não possuiu a imagem do Prefeito.
Porém, toda essa exposição utilizando as redes sociais das escolas, da Prefeitura e até mesmo utilizando dos espaços institucionais, como o ambiente escolar, pode ser interpretado como uma infração ao princípio da impessoalidade expresso na Constituição Federal:
Art. 37, §1º. A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.
Transparência Capixaba
Diante a polêmica, buscamos a Transparência Capixaba para se manifestar sobre o assunto. Um de seus conselheiros, Rodrigo Rossoni, informou que a Entidade está estudando o caso do Super Prefeito. “Estamos debatendo o caso. Para mim, sobre os uniformes, vejo no limite da impessoalidade. Mau gosto, com certeza. Já sobre o trabalho escolar, acho que atravessou a linha. Até mesmo porque a escola é pública e a diretora é indicada por ele.” avalia o conselheiro.
Prefeito
Em seu perfil pessoal, Arnaldinho registrou: “@arnaldinhoborgo A assinatura da Ordem de Serviço para construção do anexo da UMEI Tia Nenzinha em Divino Espírito Santo, foi de Super Prefeito. Como não atender ao pedido dessas crianças?/2 Estou feliz em poder anunciar que em breve a ampliação estará pronta, proporcionando que mais famílias deixem seus filhos e possam trabalhar tranquilas. Assim, damos dignidade e melhoramos o dia a dia do pova canela-verde. Essa é a Vila Velha do futuro."
Super Prefeito?
E para você, cidadão de Vila Velha, temos um Super Prefeito? E suas ações de marketing estão cumprindo o rigor da lei? Comente, participe!
Por Douglas Dantas. Jornalista. profissional diplomado.







Comentários