Serviços Públicos em Alerta: Servidores Estaduais Deflagram Paralisações Rumo à Greve Geral
- Redação
- há 13 minutos
- 2 min de leitura

A população capixaba deve se preparar para impactos significativos nos serviços públicos estaduais nos próximos dias. Nesta quarta-feira (24), servidores de diversas autarquias iniciaram uma série de paralisações e assembleias que antecedem a greve geral prevista para o início de outubro. O movimento, que já mobilizou mais de 200 profissionais do Idaf e do Incaper neste primeiro dia de paralisação, cobra valorização profissional e reestruturação das carreiras da ativa.
SIGA NOSSO INSTAGRAM @VILAVELHAEMDIA
Participe de nossa comunidade de notícias e promoções no WhatsApp.
Anuncie conosco, valorize o jornalismo regional! Alcance de 1,5 milhão de leitores e
mais de 5 milhões de visualizações.
A principal pauta dos servidores é a reestruturação das carreiras, com foco na recomposição salarial e na melhoria da política de gestão de pessoas. O Sindipúblicos denuncia que são mais de 20 anos de perdas acumuladas, que ja teriam ultrapassado 50% de defasagem salarial o que estaria gerando alta evasão, em torno de 40%, com concursados pedindo exoneração da administração estadual.
A entidade ainda informou que "a proposta apresentada pelo Sindicato contempla cerca de 3,7 mil servidores distribuídos em 14 autarquias e secretarias, com impacto estimado de apenas 1% na folha de pagamento."
Renata Setúbal, presidenta do Sindipúblicos, alerta:
“Estamos cansados de esperar. A expectativa é que o governo finalmente reconheça a urgência da valorização dos servidores e avance com uma proposta concreta.”
Iran Caetano, diretor do sindicato, reforça:
“Há margem orçamentária para atender a demanda. A arrecadação estadual já ultrapassou R$ 14 bilhões em 2025 e pode chegar a R$ 29 bilhões até o fim do ano. O governo tem condições de nos atender.”
Calendário de Paralisações
Segundo o Sindipúblicos, o atendimento em diversos órgãos públicos poderá ser interrompido. "Antes de se dirigir a qualquer unidade, confirme se o serviço estará funcionando" recomenda a entidade em nota à imprensa.
O Sindicato ainda informou as datas e órgãos previstos das paralisações:
- 24/09: Incaper e Idaf
- 25/09: Detran e IEMA
- 26/09: Órgãos públicos estaduais em Ecoporanga, Litoral Sul, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares
- 29/09: SEGER
- 30/09: SECULT, Secretarias Escolares (ASE/Sedu), ARSP, DIO, IASES, IPAJM, IPEM, RTV
Greve Geral
O indicativo de greve foi aprovado em assembleia no dia 17 de setembro, e desde então, o movimento vem ganhando força em todo o estado.
O movimento de paralisações culmina em uma nova assembleia geral e ato público no dia 1º de outubro com definição da data da greve geral prevista para o início de outubro.
A paralisação deve atingir setores como educação, agricultura, meio ambiente e Detran, dentre outros.
OUTRO LADO
O Governo do Estado reconhece a importância dos servidores públicos e mantém permanentemente o diálogo com as representações sindicais.
Em relação às demandas apresentadas pelo Sindipúblicos, informa que, no momento, as pautas estão sendo analisadas com responsabilidade, levando em consideração os limites orçamentários e fiscais do Estado, bem como a necessidade de manter o equilíbrio das contas públicas e a continuidade da prestação dos serviços essenciais à população.
O Governo segue aberto ao diálogo, sempre com foco na valorização do servidor e na sustentabilidade da gestão pública.